(Fonte da imagem: Tecmundo)
A lata pode ter diversos tamanhos e formatos, desde que respeite as medidas mostradas na tabela. Porém, é importante que ela não contenha frisos nas laterais, pois isso impediria a propagação correta das ondas de rádio. Outro detalhe importante a ser notado é que a lata deve ser inteira de metal ou possuir o interior revestido por papel alumínio.
(Fonte da imagem: The H)
A primeira medida é o diâmetro da lata, por exemplo: vamos supor que a peça que você escolheu tenha 98 mm de diâmetro. Se o comprimento dela for de 150 milímetros, ela deve ser cortada até que tenha apenas 112 milímetros, como mostra a tabela.
Feito isso, basta calcular o local onde adaptador USB deverá ser posicionado. No caso do nosso exemplo, ele precisa ficar a 45 milímetros do fundo da lata.
Importante: antes de manusear ferramentas, certifique-se de utilizar luvas de proteção.
Montagem
Nós escolhemos trabalhar com uma lata de batatas fritas comum, dessas encontradas em qualquer supermercado. A vantagem é que ela possui as medidas quase ideais para a construção da nossa antena.
Comparando a medida da lata com a tabela, verificamos que ela possui exatamente 76 milímetros de diâmetro. O comprimento é um pouco maior, portanto precisaremos cortar até que ela fique com apenas 231 milímetros de comprimento.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Medimos com a régua e cortamos com um estilete no local correto.
Em seguida, precisamos abrir um espaço para encaixar o adaptador Wi-Fi. Novamente precisamos consultar a nossa tabela. No nosso caso, o dispositivo deve ficar a exatos 93 milímetros do fundo da lata. Para cortar, vamos posicionar a ponta do cabo extensor USB no local e abrir um espaço com o estilete.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Antes de encaixar o dispositivo Wi-Fi no local, é preciso desmontá-lo e remover a capa de proteção plástica. Para fazer isso, utilizamos um estilete e simplesmente forçamos a lateral da peça até que as duas tampas de soltem.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Veja como o adaptador é por dentro: na parte traseira ele possui essa pequena trilha que, nesse caso, funciona como antena para o sinal Wi-Fi.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Agora que temos o adaptador em mãos, precisamos encaixá-lo no interior da lata tomando o cuidado para manter a antena posicionada no centro. Para fixá-la, cola quente.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Para facilitar um pouco o nosso trabalho, nós vamos aproveitar um abajur antigo como base para o amplificador de sinal.
Para fazer isso, devemos desmontá-lo e remover tudo o que não vai ser utilizado. Vamos começar retirando o bocal de luz. Em seguida, abrimos a base e soltamos os fios. Depois, soltamos a cúpula que fica em torno da lâmpada.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Para completar, retiramos completamente os fios até que tenhamos somente a base.
O processo final é simples: no mesmo lugar em que ficava a cúpula do abajur, nós devemos aplicar cola quente e fixar a nossa lata amplificadora de sinal Wi-Fi.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Agora é só ligar na porta USB, apontar para o roteador e aproveitar um sinal de transmissão mais forte e estável.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
PRONTO ESTÀ FEITO